top of page

Pólipo endometrial: vou ter câncer de útero?

  • heitorleandro
  • 24 de mar.
  • 1 min de leitura

ree

O pólipo endometrial é uma lesão nodular que cresce na cavidade uterina. Apesar do termo “nódulo uterino” nos remeter à ideia de um mioma, o pólipo endometrial é completamente diferente do leiomioma uterino e, também, do pólipo do colo uterino, o pólipo endocervical.


O surgimento dos pólipos endometriais pode estar associado com o uso de medicações (como o tamoxifeno e terapia de reposição hormonal), com a obesidade, com a diabetes mellitus e com síndromes genéticas.


Quando o pólipo endometrial instala-se antes da menopausa, durante a vida reprodutiva da mulher, ele pode estar associado com o surgimento de sangramento uterino anormal, cólicas menstruais e dificuldades para engravidar.

O pólipo endometrial é mais comum na pós-menopausa e está associado a sangramento uterino pós-menopausal.


Apesar de muitas mulheres procurarem o cirurgião ginecológico devido a receio de o pólipo endometrial se tornar um câncer de endométrio, a grande parte dos pólipos são benignos e o risco é muito baixo, entre 2 e 7%. Esse risco pode ser maior ou menor a depender do tamanho do pólipo, do uso de medicações como o tamoxifeno, da presença de obesidade e diabetes mellitus.


O diagnóstico é feito por exames de imagem simples como ultrassom transvaginal. Para o tratamento do pólipo, raramente a retirada do útero é necessária e a realização da videohisteroscopia pode ajudar no diagnóstico e tratamento desta patologia uterina.

Se você foi diagnosticada com pólipo endometrial, não há motivos para o pânico. A avaliação de um cirurgião ginecológico irá lhe tranquilizar ao definir o melhor método diagnóstico, seu tratamento e o seguimento.



Dr. Heitor Rodrigues

CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380

 
 
 

コメント


WhatsApp.svg.png
bottom of page