Istmocele. O que devo saber? Quando tratar?
- heitorleandro
- 11 de mar.
- 1 min de leitura

A istmocele é uma cicatriz defeituosa no colo do útero que pode surgir após uma cesárea ou alguma cirurgia uterina, como retirada de miomas. Ela se forma na região da incisão uterina e pode causar sintomas como sangramento menstrual prolongado, dor pélvica, dificuldade para engravidar e até aumento do risco de complicações em gestações futuras.
Não são todas as mulheres com istmocele que precisam de tratamento. As pacientes assintomáticas não merecem qualquer tratamento e não há risco de qualquer complicação no decorrer de suas vidas.
No entanto, quando há sangramentos persistentes, dor ou infertilidade, o tratamento pode ser indicado. Ele pode incluir medicações hormonais para regular o ciclo menstrual ou, em casos mais graves, cirurgia minimamente invasiva para corrigir a cicatriz, como a histeroscopia ou a laparoscopia.
Se você teve cesárea e apresenta uma istmocele, um cirurgião ginecológico pode avaliar seu caso por meio de ultrassom ou ressonância magnética. O tratamento pode lhe devolver a sua qualidade de vida e melhorar a sua fertilidade.
—
Dr. Heitor Rodrigues
CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380
Comments