Botox para bexiga hiperativa: como funciona?
- heitorleandro
- há 1 dia
- 1 min de leitura

A bexiga hiperativa é caracterizada por vontade urgente e frequente de urinar, muitas vezes acompanhada de perda involuntária de urina e acordares noturnos. Quando os tratamentos iniciais, como mudanças comportamentais, fisioterapia pélvica e medicamentos, não trazem o alívio esperado, uma alternativa eficaz é a aplicação de toxina botulínica, o famoso “botox”, diretamente na bexiga. É o mesmo “botox” que o dermatologista utiliza para aliviar as marcas de expressão.
O procedimento é realizado de forma minimamente invasiva, geralmente sob sedação, em centro cirúrgico. A toxina é aplicada em 30 pontos estratégicos da parede da bexiga, através de cistoscopia, ajudando a relaxar o músculo responsável pelas contrações involuntárias. Isso reduz a urgência e a frequência urinária, além de melhorar significativamente a qualidade de vida.
Os efeitos costumam aparecer nas semanas seguintes e podem durar de 4 a 6 meses, sendo necessário repetir o tratamento. É um procedimento seguro, bem estudado e aprovado pelas principais sociedades médicas para casos selecionados. Não há a necessidade de internação, não é um procedimento doloroso e o retorno as atividades habituais de vida ocorre em até 7 dias.
Para as mulheres que não conseguem controlar a vontade para urinar ou perdem urina em grande quantidade, a toxina botulínica intravesical pode significar grande ganho em independência e qualidade de vida.
Para saber se essa é a melhor opção para você, é essencial uma avaliação individualizada. Agende sua consulta.
—
Dr. Heitor Rodrigues
CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380
Comentários