top of page

Meu papanicolaou veio com resultado alterado e tenho um NIC2/3. O que devo fazer?

  • heitorleandro
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

O Nic 2 e Nic 3 são lesões no colo uterino provocadas pela infecção pelo Hpv de alto risco ou oncogênico (subtipos 16, 18, 31, 33, 35, 39, 45, 51, 52, 56), um vírus sexualmente transmissível. Apesar da nomenclatura, a neoplasia intraepitelial cervical grau 2, grau 3 e o carcinoma in situ não são cânceres, mas são lesões de alto grau, com risco entre 25 a 65% de se tornarem um câncer. A evolução para o câncer não é imediata e pode demorar entre 2 e 3 anos. Devido a esse alto risco de malignidade, são chamadas de pré-malignas ou pré-cânceres.


Quando o Papanicolaou (a colpocitologia oncótica) vem com resultado alterado e evidenciando o Nic 2/3, ele precisa ser confirmado através da biópsia guiada por colposcopia.


Quando a biópsia confirma a lesão de alto grau em colo uterino, o Nic 2/3, o tratamento deverá ser discutido. Este tratamento nunca deverá ser realizado com pomadas ginecológicas, hormônios ou cauterização do colo uterino, seja elétrica, química ou crioterapia.


A lesão de alto grau deve ser tratada com a sua excisão cirúrgica, através de procedimentos conhecidos como conização a frio ou cirurgia de alta frequência (exérese de zona de transformação). Estes procedimentos conseguem fazer o diagnóstico definitivo e, ao mesmo tempo, o tratamento. Em raros casos, a retirada do útero ou histerectomia pode ser indicada para o tratamento de lesões de Hpv no colo uterino.


Então fique calma! A alteração do seu Papanicolaou tem tratamento. Mas tão importante como o diagnóstico e o tratamento é o seu seguimento.


Embora as lesões no colo uterino sejam facilmente tratadas, as cirurgias indicadas não ajudarão na eliminação ou clareamento do Hpv, mesmo que o útero seja retirado. As lesões no colo uterino podem retornar.


O Hpv também está associado a outros tipos de cânceres, como vagina, vulva, reto, ânus e orofaringe. No homem, o Hpv é uma das principais causas de câncer de pênis.

Conhecer o subtipo do Hpv pode ajudar no seu seguimento. O(s) seu(s) parceiro(s) sexual(is) deve(m) procurar atendimento médico. A vacinação contra o papilomavírus (o Hpv) pode ser indicada com inúmeros benefícios para a sua saúde.


O seu médico deve conhecer todas as modalidades de diagnóstico e tratamento do Hpv e das lesões provocadas por este vírus. Mas ele precisa estar antenado nos impactos psicológicos de ter uma lesão por Hpv, o estigma de ter uma infecção sexualmente transmissível, os impactos sobre a vida sexual e as repercussões para o futuro reprodutivo da paciente.


Se você recebeu este resultado, agende a sua consulta para esclarecer todas as suas dúvidas e para definir o melhor tratamento.



Dr. Heitor Rodrigues

CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380


 
 
 

Commenti


WhatsApp.svg.png
bottom of page