top of page

Março: um mês de conscientização e cuidado com a saúde da mulher

  • heitorleandro
  • 11 de mar.
  • 2 min de leitura

O mês de março é um período de reflexão e cuidado com a saúde feminina. Além do Dia Internacional da Mulher (08/03), que reforça a importância do autocuidado, este também é o mês de conscientização sobre doenças que afetam muitas mulheres: o câncer do colo do útero (Março Lilás), o câncer de cólon e reto (Março Azul-Marinho) e a endometriose (Março Amarelo).


O câncer do colo do útero pode ser prevenido com a vacinação contra o HPV. Os exames de Papanicolau e de biologia molecular para o HPV ajudam a detectar as lesões pelo HPV, antes de se tornarem câncer, quando o tratamento ainda é possível. Já o câncer colorretal, muito ligado à alimentação, constipação intestinal e ao histórico familiar, tem na colonoscopia o exame essencial para um diagnóstico precoce. Ambas as doenças evoluem silenciosamente, mas quando descobertas cedo, têm grandes chances de cura.


A endometriose é uma doença inflamatória da pelve, em que a camada interna do útero se implanta em outros locais, como ovários, trompas, peritôneo, bexiga e intestino. Ela acomete até 18% das mulheres brasileiras em uma idade bem jovem. Apesar de ser uma doença benigna, a endometriose impacta sobre a qualidade de vida da mulher ao provocar cólicas menstruais de forte intensidade, dores pélvicas, dores nas relações sexuais, alteração do funcionamento do intestino, alterações da função da bexiga e, não menos importante, infertilidade!


O seu diagnóstico dependem de uma avaliação detalhada do quadro clínico da paciente, já que exames de ultrassom transvaginal e ressonância pélvica normais não descartam completamente a doença. Diferentemente do que se pensa, o tratamento não é cirúrgico na maior parte das vezes.



Dr. Heitor Rodrigues

CRM/SP 120.966 │ RQE 50.380

 
 
 

Commentaires


WhatsApp.svg.png
bottom of page